28 agosto 2014

Dicionário Capilar: Termos Básicos 2




Oi Gente! 
Vai fazer um mês que eu comecei a série Dicionário Capilar, que é uma espécie de dicionário, onde eu vou falar sobre diversas coisas do universo dos cabelos crespos e cacheados. 
No post anterior eu disse que a série teriam 5 capítulos, porém eu estou achando que vai ter um pouco mais "rsrs". 
Esse é o segundo capítulo, e nós vamos continuar falando sobre os termos básicos mais utilizados pelas crespas e cacheadas, são termos muito comuns para quem já está nessa caminhada capilar há um tempo, porém para quem está iniciando é quase que um mundo paralelo"hahaha".

Para quem não conferiu o capítulo anterior clique (AQUI).
E se você já leu o outro post, agora vamos continuar com os próximos termos.
Dúvidas e comentários podem ser deixados aqui abaixo do post, então vamos lá! 

Anfótero: É um tensoativo (agente espumante), usado em produtos mais suaves e menos irritantes, geralmente é usado em shampoos e sabonetes hidratantes, e também em shampoos sem sulfatos. Pode ser usado juntamente com condicionador no método de Co - Wash, porém o uso não é obrigatório.
Informações Técnicas: Possui excelente compatibilidade dérmica, apresentando baixa irritabilidade aos olhos e à pele; confere às formulações cosméticas muito mais suavidade, com menor irritação, além de conferir maior estabilidade de espuma, toque suave e um aumento de viscosidade. 

Co - Wash: Método de lavagem dos cabelos com o uso de condicionadores específicos.

Enluvar: É um método que visa aumentar a penetração dos produtos no fio. Faz-se um movimento de vai e vem nas mechas, utilizando os próprios dedos juntamente com uma  porção de creme para cada mecha. Geralmente utiliza-se as duas mãos, fazendo movimentos rápidos para gerar calor e aumentar ainda mais a penetração do produto. 

Método do Abacaxi: É um penteado utilizado para dormir, e tem a finalidade de evitar o frizz e impedir que os cachos se desfaçam. No método os cachos são jogados todo para frente ou para o alto da cabeça, juntando todas as mechas do cabelo, e em seguida prende com uma "xuxinha" larga. Não pode apertar, tem que deixar frouxo para não marcar os cachos. 
Esse penteado recebeu esse nome porque realmente fica parecendo um abacaxi. 

Coquinho ou Bantu: É um método de texturização do cabelo, onde são feitos pequenos coques, e geralmente é feito com o cabelo úmido e com creme. Após seco ocorre a formação de cachos mais modelados e mais soltos, podendo também aumentar  o comprimento do cabelo.
O método visa modificar artificialmente e temporariamente a textura do cabelo. 

Difusor: É um secador que possui um bico diferente do secador convencional. Algumas marcas vendem o bico difusor separado e que pode ser acoplado em vários modelos de secador. 
O secador que possui um bico difusor, libera um jato mais lento e mais difuso (espalhado), o que confere um resultado de cabelo seco, porém sem a formação de frizz que poderia ocorrer com o uso do secador convencional. 

Emoliente: São Produtos que ajudam a hidratar e  restaurar a oleosidade dos fios, deixando o cabelo com um aspecto bem "molinho", geralmente ajuda também na redução do frizz e aumento da definição dos cachos. 
Esses produtos geralmente são compostos por óleos, manteigas vegetais ou gorduras.  







Postar um comentário
//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////