05 fevereiro 2014

Nó nas pontas do cabelo, e agora?

Oi Meninas!
O post hoje é sobre um assunto bastante polêmico entre as crespas e cacheadas, os benditos nós nas pontas são motivo de muitas dúvidas e especulações do tipo... O que é? Como se forma? tem solução? 
Então, hoje eu vou tentar explicar para vocês um pouco de tudo que eu achei pesquisando na internet, e aliar isso com a minha experiência, porque a Eva também tem nós nas pontas viu!!!



A ondulação natural do cabelo cacheado e crespo propiciam o "enovelamento" do fio e consequentemente a formação do nó (mas isso não quer dizer que todo cabelo cacheado e crespo vão ter nó).
Esses nós geralmente se localizam nas pontas porque elas são mais finas e ressecadas, quanto mais longo o cabelo mais antigas e finas serão as pontas, necessitando assim de mais cuidados.

A falta de hidratação favorece o aparecimento dos nós porque o cabelo embaraça mais facilmente, sendo assim um cabelo cacheado e principalmente o crespo que é naturalmente mais ressecado vão ter uma incidência muito maior desses benditos nozinhos.
O atrito com o travesseiro também favorece a formação dos nós.
Eu vou ser sincera com vocês, até hoje eu não consigo compreender muito bem o que é ponta dupla "rsrs",  mas pesquisando por aí eu vi que essa também pode ser uma das causas da formação dos nós.
A descoloração deixa o cabelo mais poroso e ressecado, com isso o cabelo tende a embaraçar com mais facilidade, favorecendo a formação dos nós.


Sabendo de tudo isso vocês já devem imaginar qual a solução desse problema certo!?

A solução é hidratar, hidratar, hidratar... dando atenção especial as pontas. Fazer um corte periódico das pontas do cabelo também ajuda, eu não sou cabeleireira, mas acredito que um corte de 6 em 6 meses é suficiente para remover essas pontas com nós sem interferir no comprimento do cabelo.
Acho super válido usar uma touquinha de cetim no cabelo na hora de dormir ou usar uma fronha de cetim no seu travesseiro, isso vai reduzir o atrito com o fio, e além de evitar a formação dos nós evita também o frizz. 

Outra coisa que eu acho que pode ajudar é a utilização de reparador de pontas, mas é importante verificar se esse reparador é realmente benéfico, porque tem algumas marcas que entopem o produto de silicones e derivados de petróleo, e acho que isso só vai piorar tudo, então fiquem atentas também à isso. Uma boa opção seria utilizar óleos puros como óleo de coco ou azeite de oliva extra virgem.

Eu quando vou pentear meu cabelo uso pente de dentes largos, porém costumo pentear as pontas com um pente de dentes finos, e sinto que ajuda muito a desembaraçar e evitar a formação de nós, eu penteio meu cabelo sempre úmido e com algum creme, porque se pentear um cabelo crespo como o meu estando seco vai gerar mais atrito do pente com o fio e pode até quebrar.

Espero ter esclarecido as dúvidas de vocês, comentem aqui abaixo, beijinhos da Eva.
Postar um comentário
//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////