24 agosto 2013

Cronograma Capilar



Olá, Meninas! O tema hoje é Cronograma capilar. 


O canal já vai completar um ano, e só agora eu consegui gravar esse vídeo e fazer esse post, eu fiquei pouco mais de um mês pesquisando mais a fundo esse tema e vendo vídeos falando sobre o assunto, tudo para trazer uma informação o mais completa possível. Espero que vocês consigam absorver e aplicar no dia a dia um pouco de tudo isso que vamos falar aqui hoje.


Existem momentos em que nós não entendemos porquê um determinado produto parou de fazer efeito, ou simplesmente não faz mais o efeito de antes... E tem também aquele momento em que nós compramos um produto que foi super recomendado por várias pessoas, e no nosso cabelo não surtiu resultado satisfatório. Tudo isso ocorre porque o cabelo passa por fases e em cada fase ele necessita de um produto diferente, então vamos entender um pouco mais sobre isso...



Hidratação

É uma base para todas as outras etapas, é extremamente necessário para todos os tipos de cabelo, principalmente os cacheados e crespos que são naturalmente mais secos.

A hidratação pode ser feita com máscaras industrializadas ou produtos caseiros.


Como o cabelo que necessita de hidratação se apresenta?

O Cabelo normalmente vai estar opaco (sem brilho), seco, “sem vida”.           


Qual o resultado esperado?

A hidratação devolve umidade ao fio, então o cabelo vai se apresentar macio (sedoso), com brilho, menos seco.


O que compõe esse tipo de produto?

São produtos mais simples, à base de frutas, extratos de plantas, pantenol, glicerina, aloe vera, mel, chocolate etc...



Nutrição

É também muito necessário, para os cabelos cacheados e crespos principalmente, vai nutrir e repor a oleosidade do fio, que é perdida com ação dos shampoos com sulfato, e no caso do cabelo crespo que é um cabelo mais desprovido de oleosidade natural, essa etapa é de extrema importância.

A nutrição pode ser feita com máscaras industrializadas ou óleos e manteigas vegetais.


Como o cabelo que necessita de nutrição se apresenta?

O cabelo se apresenta poroso (áspero), sem brilho, com muito frizz e sem definição.


Qual o resultado esperado?

A nutrição auxilia no controle do frizz (devido à selagem das cutículas), devolve oleosidade e brilho ao fio, aumenta a definição do cacho.


O que compõe esse tipo de produto?

São produtos à base de óleos e manteigas, como por exemplo o óleo de argan, óleo de macadâmia, óleo de coco, azeite de oliva, manteiga de karité, manteiga de abacate, manteiga de murumuru.



Reconstrução

Essa etapa é a mais desconhecida e menos utilizada pela maioria das pessoas, mas é também uma etapa importante porque repõe a queratina perdida pelo fio, devido à ação do sol, vento, poluição, cloro, procedimentos químicos etc... 
90 % do nosso cabelo é composto por queratina, ela é responsável por formar a massa capilar, e sua reposição é necessária, porém deve ser realizada com cautela, pois o excesso de queratina pode causar efeito contrário e indesejado.


Como o cabelo que necessita de reconstrução se apresenta?

O cabelo pode se apresentar frágil, quebradiço, e com queda. O fio do cabelo fica parecendo um elástico quando está em estado crítico.


Qual o resultado esperado?

Cabelo mais resistente, maior controle de frizz e definição do cacho (devido a potente ação seladora da queratina).


O que compõe esse tipo de produto?

Normalmente são compostos por queratina, colágeno ou proteínas e aminoácidos em geral.

                           
 * Tabela retirada da internet.

Agora que você sabe de tudo isso, vamos falar um pouco sobre como aplicar no dia a dia...

O cronograma pode ser feito só até o cabelo se recuperar, mas eu pessoalmente acho que o cabelo cacheado e crespo precisa de cronograma sempre.


O cronograma normalmente dura um mês, sendo repetido nos meses seguintes. Consiste em você intercalar máscaras hidratantes, nutritivas, e reconstrutoras, de acordo com a necessidade do seu cabelo.


Tem também a umectação com óleos vegetais, e as máscaras caseiras (Hidratação ou nutrição).

A umectação pode ser feita antes do shampoo para reduzir a ação do sulfato, ou depois do shampoo para servir como nutrição.


A reconstrução pode ser feita uma vez ao mês, ou de quinze em quinze dias (Em casos de quebra, queda e procedimentos químicos).


Existem vários modelos de cronograma, mas você pode criar o seu de acordo com a necessidade do seu cabelo, seguem abaixo alguns modelos.




  * Tabelas retiradas da internet.



Agora vamos ver alguns componentes presentes em cada tipo de produto.



 * Tabela retirada da internet.



Então é isso meninas, uffa!!!!

Deu um trabalhinho fazer tudoooo isso, mas foi tudo com amor e carinho, espero que gostem e que seja de grande ajuda, obrigada e voltem sempre, fiquem com o vídeo beijos!




Postar um comentário
//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////